Atividade de pesquisa

 

O Grupo BioMicS visa o desenvolvimento de novas tecnologias (métodos e instrumentação) bioanalíticas que venham a substituir com menor custo, melhor desempenho, e maior confiabilidade metodologias oficiais.

pipette and test tube in a laboratory Fonte 

Tendo como ciência central as separações analíticas e voltado para problemas biológicos, o Grupo busca desenvolver soluções para os estudos genômicos, proteômicos e metabolômicos. Tenta através desta interface com as ciências da vida, contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Para viabilizar estes estudos, desenvolver novos métodos bioanalíticos. 

O laboratório focaliza sua atenção no desenvolvimento de sistemas miniaturizados de análises totais. A fabricação e desenvolvimento de microsistemas integrados de análise que forneçam respostas precisas e sensíveis com o mínimo de preparação laboratorial ou de manipulação é praticamente uma unanimidade no meio científico. Ou seja, busca-se desenvolver um sistema miniaturizado no qual seja possível introduzir uma amostra diretamente neste microdispositivo e obter uma resposta confiável em pouquíssimo tempo e mínimo consumo de reagentes.
  Fonte
Assim, ser capaz de desenvolver sistemas bioanaltícos miniaturizados que possam ser levados diretamente ao ponto de uso (clínicas, hospitais, triagem, alfândega, etc.) para detecção de patógenos, toxinas, poluentes, transgênicos, drogas de abuso, etc., é o que acreditamos ser de maior repercussão na filosofia de atuação do BioMicS.
 

Plano de Gestão de Dados BioMicS

O referido projeto não exigiu PGD. Outros projetos a serem aprovados terão seus PGDs aprovados na Comissão de Pesquisa do IQSC e na Congregação.