Membros ativos

Estudantes de iniciação científica

Ana Julia Aparecida Ramos: seu projeto tem como objetivo atual a criação de um sensor microfluídico para a determinação de melatonina em medicamentos, visto a crescente popularidade da melatonina (conhecida como o “hormônio do sono”) como uma ferramenta de combate a insônia.

Henrique Meisegeier Larine: tendo ingressado no grupo em 2021, Henrique trabalha com o projeto e simulação de um dispositivo de lateral flow em software, com o objetivo de otimizar tal dispositivo, que é utilizado no laboratório, sem despender de materiais e reagentes.

 

Mestrandos

 

 

Doutorandos

Leonardo Santos Alexandre: sua pesquisa consiste em avaliar as alterações no metabolismo em decorrência da proteína spike e peptídeos da variante delta do coronavírus utilizando modelos animais de zebrafish, assim como avaliar os efeitos anti-inflamatórios do laser de baixa potência em tratar os animais sensibilizados pelas proteínas da doença.

 

Pós-doutorandos

Eduardo Luiz Rossini: iniciou seu trabalho de pós-doutorado em 2021, o qual envolve a melhoria da triagem neonatal para doenças inatas, mais conhecida como “teste do pezinho”. A triagem neonatal é considerada um dos maiores avanços na medicina preventiva e uma das maiores campanhas de saúde públicas. O diagnóstico precoce de doenças, mesmo que para enfermidades raras, pode fazer a diferença, pois reduz ou elimina sequelas irreversíveis que poderiam ocorrer caso não fossem detectadas prematuramente. Dessa maneira, o projeto tem como objetivo a utilização de plataformas de baixo custo para construção de dispositivos para triagem neonatal, superando problemas de irreprodutibilidade da atual amostragem em cartões. Para isso é fabricado um dispositivo microfluídico em papel no qual plasma é separado do sangue, formando “dried plasma spots”, que são analisados por espectrometria de massas, padrão ouro para triagem neonatal, por meio do “paper spray ionization”, que permite simplificar o procedimento analítico, realizando análises diretas, rápidas, mais baratas e sem a necessidade de etapas demoradas e laboriosas de preparo de amostra.

Manoel J. A. Lima: sua pesquisa propõe uma mova estratégia para realização de D-SPE utilizando NPs magnéticas em linha, empregando-se um sistema de análises em fluxo envolvendo uma plataforma mesofluídica. O procedimento será totalmente automático, sendo que a plataforma microfluídica incluirá um módulo composto por manipuladores de fluídos, eletroímãs para gerenciamento das NPs magnéticas e sistemas de detecção. Como aplicação (prova de conceito), será desenvolvida uma metodologia para a determinação multiplexada de aflatoxina M1, antibióticos (sulfonamidas e tetraciclinas) e diagnóstico de mastite em leite.

Mariana Bortholazzi Almeida: seu trabalho envolve a identificação de biomarcadores relacionados à saúde humana utilizando análises ômicas e o desenvolvimento de estratégias para diagnóstico rápidos e de baixo custo.