Voltar para Membros ativos

Drª Ana Carolina Urbaczek

Criação de vasos sanguíneos sintéticos com dispositivos de poliéster de toner microfluídico

As células que compõem os órgãos sofrem alterações dinâmicas em gradientes químicos e físicos, também forças mecânicas que são cruciais para a sobrevivência, crescimento, resposta e funcionalidade. Em testes em culturas de tecidos tradicionais, essas variações não são levadas em consideração, e muitas vezes as respostas não representam a situação real do microambiente em questão. Em contraste, o uso de animais em testes, também tem desvantagens, tais como custos elevados, diferentes respostas de ética humana.

A tecnologia aplicada ao estudo de tecidos proporcionou o desenvolvimento de órgãos-on-chips, que são capazes de imitar as estruturas complexas e funções de órgãos, variações específicas do órgão produzem respostas semelhantes às que ocorrem no microambiente in vivo. Isto permitiu o estudo de processos biológicos in vitro, o que anteriormente não eram possíveis em modelos de cultura de células ou animais convencionais.

A procura de materiais e métodos mais simples e mais barato do que microfabricação de órgãos é necessária e viável, este projeto tem como objetivo desenvolver um chip de poliéster de toner microfluídico que imita os vasos sanguíneos para ser usado no futuro como testes de plataforma de resposta inflamatória e toxicidade, proporcionando melhores resultados em comparação com modelos animais ou culturas celulares convencionais, representando, portanto, uma plataforma promissora para a análise.

Para isso, as células endoteliais da veia umbilical humana (HUVEC) são introduzidas em dispositivos de microfluidos e as suas respostas a certos agentes são avaliadas utilizando várias plataformas analíticas, tais como ELISA (ensaio imunossorvente ligado a enzima), imunofluorescência (IF), electroforese acoplada com espectrometria de massa (CE-MS) e cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massa (LC – MS).

 

Palavras-chave: Microchip, poliéster-toner, microfluídicos, vasos sanguíneos.
graphical abstract Urba