Drª Ana Carolina Urbaczek

Criação de vasos sanguíneos sintéticos com dispositivos de poliéster de toner microfluídico

As células que compõem os órgãos sofrem alterações dinâmicas em gradientes químicos e físicos, também forças mecânicas que são cruciais para a sobrevivência, crescimento, resposta e funcionalidade. Em testes em culturas de tecidos tradicionais, essas variações não são levadas em consideração, e muitas vezes as respostas não representam a situação real do microambiente em questão. Em contraste, o uso de animais em testes, também tem desvantagens, tais como custos elevados, diferentes respostas de ética humana.

A tecnologia aplicada ao estudo de tecidos proporcionou o desenvolvimento de órgãos-on-chips, que são capazes de imitar as estruturas complexas e funções de órgãos, variações específicas do órgão produzem respostas semelhantes às que ocorrem no microambiente in vivo. Isto permitiu o estudo de processos biológicos in vitro, o que anteriormente não eram possíveis em modelos de cultura de células ou animais convencionais.

A procura de materiais e métodos mais simples e mais barato do que microfabricação de órgãos é necessária e viável, este projeto tem como objetivo desenvolver um chip de poliéster de toner microfluídico que imita os vasos sanguíneos para ser usado no futuro como testes de plataforma de resposta inflamatória e toxicidade, proporcionando melhores resultados em comparação com modelos animais ou culturas celulares convencionais, representando, portanto, uma plataforma promissora para a análise.

Para isso, as células endoteliais da veia umbilical humana (HUVEC) são introduzidas em dispositivos de microfluidos e as suas respostas a certos agentes são avaliadas utilizando várias plataformas analíticas, tais como ELISA (ensaio imunossorvente ligado a enzima), imunofluorescência (IF), electroforese acoplada com espectrometria de massa (CE-MS) e cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massa (LC – MS).

 

Palavras-chave: Microchip, poliéster-toner, microfluídicos, vasos sanguíneos.
graphical abstract Urba