Conhecendo as bases de dados

O acesso a uma boa base de dados é uma ótima ferramenta às pessoas que trabalham com documentos científicos.

Para isso, apresenta – se um breve tutorial de como usar duas plataformas (Scielo, Scifinder) utilizadas por universidades e usuários conveniados, de modo que o acesso seja restrito aos mesmos. 

As bases de dados a serem mostradas apresentam filtros de pesquisa que facilitam na procura de documentos:

SciELO

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

A interface também propicia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou por meio de um formulário de pesquisa de artigos, que busca os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.

SciFinder

Essa base de dados tem como particularidade variados filtros de pesquisa, tais como reagentes, substancias, reações, patentes e referências bibliográficas.

A obtenção de artigos científicos é facilitada com o uso dessa plataforma, pois algumas pesquisas necessitam de dados da literatura,  dessa forma a Pesquisa se dá de forma mais facilitada, na parte da obtenção de dados por exemplo.